Devemos treinar abdômen mesmo durante o bulking?

Uma dúvida que muitas pessoas têm sobre o bulking (fase de ganho de massa) é se você deve continuar treinando abdômen ou, ao menos por enquanto, isso seria uma perda de tempo e você deve focar suas energias em outros grupos musculares.

Uma das principais razões para isso é porque sua gordura corporal aumentará conforme você progride em um bulking (embora seu foco deva ser minimizar isso tanto quanto possível) e, como resultado, você perde a visibilidade de seu abdômen.

Sim, você deve treinar abdômen durante o bulking

Seu abdômen é um grupo muscular que cresce como qualquer outro e por isso você deve treiná-lo com a mesma consistência do resto do seu corpo.

Além disso, bulking é um período ideal para treinar o abdômen, pois você terá mais calorias e nutrientes disponíveis para estimular a recuperação e o crescimento do abdômen.

Em outras palavras, é justamente nesta fase que podemos maximizar o crescimento do abdômen e construir a sólida base muscular que estará já pronta quando você finalmente decidir definir.

Veja também: Quais são os melhores suplementos para usar no bulking?

Treinar abdômen não é “opcional”

Qualquer pessoa que pratica musculação deve (ou deveria) treinar abdômen, pois envolve o desenvolvimento do seu núcleo (do core).

Veja bem, você possui um abdômen por uma razão (e não é por estética), os músculos abdominais contribuem para a estabilidade da coluna – algo que é crucial quando você levanta pesos pesados.

Por exemplo, durante o agachamento e o levantamento terra, sua capacidade (ou falta dela) de estabilizar a coluna pode limitar a quantidade de peso que você levanta ou o número de repetições que pode realizar.

Sim, esses exercícios compostos envolvem indiretamente seu abdômen, mas, se ele for o elo mais fraco, você nunca conseguirá trabalhar tanto quanto gostaria.

Publicidade

Negligenciar seu abdômen durante um bulking significa que seu bulking pode não ser tão eficaz quanto deveria, porque sua capacidade de realizar os melhores exercícios de musculação pode ser diminuída.

Isso sem entrar no mérito das lesões. Basicamente, ter um abdômen fraco é um convite pra se machucar.

Harmonia do seu físico no longo prazo

Todos terão objetivos diferentes e individualizados quando se trata de treinamento, entretanto, quando se trata de construir um físico, todos deveriam estar procurando construir e desenvolver seus grupos musculares tanto quanto possível.

Uma fase típica de aumento de peso pode ser em torno de 6 meses ou mais, que é muito tempo não apenas para negligenciar o treinamento direto de um grupo muscular, mas também é um grande progresso que você está simplesmente abrindo mão.

Se você for esperar a fase de definição (cutting) para finalmente começar a desenvolver seu abdômen, você não está apenas tentando recuperar o atraso, mas também está em desvantagem porque não terá mais calorias excedentes para se recuperar de forma ideal.

Um ponto que algumas pessoas costumam tocar é que não querem uma cintura mais grossa (por treinar mais abdômen) por razões estéticas, o que é compreensível, um bom físico é aquele que é estreito e que geralmente envolve uma cintura fina com ombros largos, principalmente se você é fã dos físicos da categoria men’s physique.

O que as pessoas muitas vezes não sabem é que os músculos do abdômen são formados por camadas mais finas de fibra muscular, embora ainda tenham o potencial de crescimento, não têm o mesmo potencial de crescimento que seus grupos musculares maiores.

Usando um exemplo exagerado: você jamais verá alguém com abdômen com gomos tão grandes como bíceps – isso simplesmente não é possível, por conta da anatomia natural humana.

Ou seja, mesmo que você queira crescer um abdômen assustadoramente grande, essa não é uma meta realista.

Além disso, a genética desempenha um grande papel no desenvolvimento da musculatura abdominal, particularmente do formato dos gomos, e a maioria das pessoas não é geneticamente capaz de construir abdominais grandes para começo de conversa.

Publicidade

Você certamente pode treiná-los, sem peso na consciência, com bastante carga ​​e causar hipertrofia muscular o suficiente para que eles fiquem evidentes, mas se você não é um fisiculturista com “ajuda extra”, a hipertrofia do seu abdômen não atrapalhará sua linha de cintura.

Palavras finais

Sim, você deve treinar abdômen no bulking ou em qualquer outra fase da musculação. Mesmo ignorando completamente o apelo estético dessa região, ela continua sendo importante pela sua funcionalidade, ao ajudar estabilizar a coluna entre exercícios críticos.

Este texto foi útil para você?

Sim (3)
Não
Muito obrigado pela opinião!

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

Além disso, siga-nos nas redes sociais para receber notícias direto na sua timeline:

×