Whey protein é uma das melhores proteínas para quem faz musculação visando hipertrofia ou perda de gordura, porém devemos tomar whey mesmo sem treinar ?
Sim, você pode tomar whey mesmo sem fazer musculação ou qualquer esporte. Isso não fará você engordar ou trará qualquer consequência negativa, em situações normais e para pessoas saudáveis.
Mas se você deve fazer isso, é outra história.
Neste texto veremos quando vale (ou não vale) a pena usar este suplemento sem treinar.
Qualquer alimento em excesso pode gerar ganho de gordura
Primeiramente, ganhar ou perder gordura é algo relacionado ao consumo total de calorias da dieta.
Se você ingere mais calorias do que o seu corpo precisa (come em excesso), você ganhará peso. Simples assim.
E não importa a origem dessas calorias.
Você pode ter a dieta mais saudável do mundo e comer apenas alimentos ditos saudáveis, como batata doce, brócolis e frango.
Se a quantidade total de calorias vindas destes alimentos ultrapassarem suas necessidades, você ganhará gordura.
Basicamente, se você comer muito, você está mais propenso a ganhar gordura e isso piora se sua alimentação só tem alimentos calóricos (como pizzas, açúcares e por ai vai).
Publicidade
Adicionar whey nessa equação vai adicionar mais calorias como qualquer alimento e definitivamente pode gerar acúmulo de gordura.
A questão é que o whey protein (ou qualquer alimento) sozinho, não vai gerar acúmulo de gordura.
Comer muito de qualquer coisa aumentará sua ingestão calórica e se ela exceder sua necessidade diária (quanto seu corpo precisa), você acumulará gordura.
Simples assim.
“Mas proteína em excesso se transforma em gordura”
Não há evidências na literatura comprovando essa teoria.
Mas há evidências mostrando que excesso de carboidratos poderá ser transformados em glicogênio pelo nosso fígado.
E se você já tem todo o glicogênio que precisa, o excesso será transformado em gordura.
Por isso há várias ligações entre dietas ricas em açúcares (e não necessariamente em gorduras) causando alterações no colesterol, acúmulo de gordura no fígado e por ai vai.
Em contrapartida, a proteína é o macronutriente mais “custoso” para o corpo absorver.
Nosso corpo gasta mais energia para quebrar a proteína em aminoácidos e enviá-los onde são precisos, do que para quebrar gorduras ou carboidratos.
Publicidade
Além disso, comer proteína em excesso não é tão fácil como a maioria das pessoas imaginam.
Primeiro, um medidor de whey (com 24g de proteína) é o equivalente a um bife de carne com 100-120g (que cabe na palma da sua mão) – uma quantidade pequena.
Segundo, proteína não é barata, seja de fontes naturais, como nos alimentos, ou através de suplementação.
Para conseguir comer muita proteína você vai estar comendo muito e gastando muito, algo que foge da realidade da maioria das pessoas.
Tomar whey protein sem treinar traz resultados ?
Para responder esta pergunta primeiro precisamos entender (ou relembrar) qual é o papel da proteína na dieta de uma pessoa com o objetivo de mudar o corpo.
Proteínas essencialmente entregam os aminoácidos que os nossos músculos precisam para se recuperar e crescerem, depois do treino.
Se você não está treinando ou dando estímulos de alguma forma para seus músculos, tomar whey protein não é relevante em termos de resultados.
Proteína é um macronutriente muito importante para o corpo, independente se você está treinando ou não.
Whey protein é apenas mais uma fonte proteica de alta qualidade.
Porém, se você não está treinando, sua necessidade proteica não só será menor como poderia ser obtida através da dieta sozinha.
Publicidade
Sem precisa gastar dinheiro com whey protein.
Mas faz mal tomar whey sem fazer musculação ?
Whey protein é a proteína do soro do leite com a maioria dos outros nutrientes excluídos durante o processo de fabricação.
Pensar que tomar whey protein faz mal sem treinar, em uma situação normal (usando as doses indicadas), seria o mesmo que perguntar se comer um bife de carne faria mal.
Como já dito, um medidor de whey protein concentrado contém cerca de 24g de proteína, o equivalente a cerca de 100-125g de carne.
Ambas as proteínas são muito parecidas em termos de aminoácidos e seu corpo não saberia dizer se você estaria tomando whey ou comendo frango.
Quando a proteína for “quebrada” em aminoácidos, proteína será proteína.
A diferença com whey protein é que podemos tomá-la – é conveniente, prática e saborosa.
Por mais que um pote colorido e cheio de avisos passem a impressão do whey ser algo milagroso, infelizmente, é apenas uma questão de marketing.
As únicas pessoas que deverão tomar cuidado com suplementos – não só o whey – são pessoas com alguma doença crônica preexistente.
Além disso, intolerantes à lactose deverão optar pela versão hidrolisada do whey protein
Bibliografia usada
- A high-protein diet for reducing body fat: mechanisms and possible caveats. Nutr Metab (Lond). 2014; 11: 53.
- A High Protein Diet Has No Harmful Effects: A One-Year Crossover Study in Resistance-Trained Males. J Nutr Metab. 2016
- The effects of consuming a high protein diet (4.4 g/kg/d) on body composition in resistance-trained individuals. J Int Soc Sports Nutr. 2014 May 12