Você se surpreenderia como é comum errar a quantidade de proteína em 100g de frango e como isso pode prejudicar sua dieta.
Frango é uma das fontes de proteína mais convenientes e baratas. Não é a toa que ela é a mais usada por praticante qualquer fisiculturista ou pessoa que leve a sério os seus resultados na musculação.
Mas se você estiver errando ao calcular os macronutrientes do frango, isso poderá influenciar na alimentação como um todo e prejudicar seus resultados.
Quanta proteína tem 100g de frango
Em 100g de peito de frango cru sem pele há aproximadamente 23g de proteína. Repare que o método de preparo pode reduzir o peso do frango em água, o que pode causar erros se você pesar o alimento depois de preparado.
A proteína contida no frango é considerada completa pois entrega todos os aminoácidos essenciais que o corpo não consegue produzir por conta própria.
Dentre os aminoácidos essenciais encontrados no alimento estão leucina, valina e isoleucina; também conhecidos como “BCAAs”.
Estes são os principais aminoácidos envolvidos na reparação e construção de massa muscular, além de serem úteis em inúmeros papeis que envolvem a manutenção de tecidos pelo corpo.
Em suma, peito de frango é uma das melhores fontes de proteína para quem faz musculação.
Veja também:
Pesar o frango cru ou preparado
Para evitar confusão e erros, sempre pese o frango cru e use a ficha nutricional dele em estado cru.
Publicidade
Em especial, a carne do frango tende a perder muito líquido durante o preparo, o que diminuirá seu peso.
Se você usar a ficha nutricional do frango cru e só pesá-lo depois de preparado, isto obviamente causará problemas pois a conta não baterá.
Está confuso sobre isso ? Veja nosso guia sobre quais alimentos pesar cru ou cozidos.
Melhor forma de preparar o frango na dieta
Muitas pessoas ficam em dúvida a respeito de como preparar o frango de forma saudável e de uma maneira que seja humanamente possível comê-lo com frequência.
Um problema comum.
Filé de peito de frango é um corte sem gorduras, o que faz com que a carne não tenha gosto acentuado, além disso, qualquer descuido no preparo poderá deixar a carne extremamente seca e dura.
Na minha opinião, a forma mais conveniente e saborosa de preparar o peito de frango é usando o forno.
Dessa forma é possível preparar uma quantidade maior de frango de uma só vez, além de preservar o suco e aprimorar o sabor.
Aqui vai uma receita simples de peito de frango no forno:
- Preaqueça o forno a 200ºC.
- Tempere os filés com sal e pimenta a gosto (você também pode usar outros condimentos como páprica, tomilho, etc….).
- Agora unte uma forma com óleo de oliva e forre os filés com papel alumínio (mantendo o lado que brilha para dentro; em contato com os filés).
- Você também pode colocar um fio de óleo de oliva nos próprios filés para deixá-los mais saborosos caso o acréscimo de calorias não seja um problema para você.
- Deixe em fogo médio por 30-40 minutos e está pronto.
É vital usar o papel alumínio como instruído para, justamente, evitar que o frango perca seu suco natural e se torne seco.
Alternativa ao peito de frango na dieta
Por mais que o peito de frango seja uma ótima fonte de proteína, além de conveniente e barata, nada disso significa que somos obrigados a usar o frango.
Publicidade
Qualquer fonte de proteína completa fará o mesmo papel do peito de frango na dieta.
Por exemplo:
- Peixes
- Carne vermelha
- Laticínios
- Ovos
A partir do momento que nosso organismo quebra a proteína em aminoácidos, não haverá distinção se eles vieram do frango ou de outro alimento.
Em outras palavras, você não precisa se forçar a usar frango caso você não goste ou por algum motivo não tenha como.
Mas se você gosta de frango, a alternativa mais próxima é usar a sobrecoxa.
Este corte de frango possui uma boa quantidade de proteína e por conter um pouco mais gordura é mais saboroso.
Não é incomum, também, este corte ser mais barato que peito de frango.
Veja também -> 5 alternativas para substituir o peito de frango na dieta
Tem problema usar frango com pele ?
A pele do frango adiciona 2 ou 3 gramas de gordura com quantidade de colesterol semelhante a carne vermelha, e em situações normais jamais fará qualquer diferença para pessoas saudáveis.
É válido lembrar que a maioria das alegações a respeito dos “perigos” da pele do frango desconsidera o preparo e os hábitos de quem vai consumi-lo.
Publicidade
Veja, uma coisa é preparar o frango com pele grelhado para fazer dieta, ainda treinar e manter uma vida saudável, outra coisa é fritar frango com pele para comer com cerveja todos os fins de semana.
Dois universos completamente diferentes.
Conclusão
Frango é uma ótima fonte de proteína para usar na dieta já que 100g fornecem 23.1g deste importante macronutriente.
Apenas lembre-se de usar a ficha nutricional correta de acordo com a forma de preparo usada (se você pesou o frango cru, então use a ficha para o frango cru e vice-versa).