Ostarine, também conhecido como MK-2866, é um modulador seletivo do receptor de androgênio (SARM) usado para preservar e aumentar a massa muscular, melhorar a recuperação e potencializar o desempenho em atividades físicas, como musculação, sem os mesmos efeitos colaterais dos esteroides anabolizantes.
Nota: Este texto tem caráter meramente informativo e não serve como uma orientação médica. O uso de SARMs, como o Ostarine, não é aprovado para uso humano e pode apresentar riscos à saúde.
Para que serve o Ostarine?
O Ostarine ou MK-2866 é um SARM com ação que se assemelha bastante à dos esteroides anabolizantes.
Ele age ativando seletivamente os receptores androgênicos em determinados tecidos, principalmente nos músculos esqueléticos e nos ossos, promovendo o anabolismo e auxiliando no desenvolvimento muscular.
Diferentemente dos esteroides anabolizantes tradicionais, o Ostarine apresenta pouca atividade em tecidos androgênicos como a próstata e os órgãos sexuais, o que permite um efeito mais direcionado ao ganho de massa muscular sem tantos efeitos colaterais associados à ação androgênica.
Essa característica fez com que ele se tornasse uma opção popular entre praticantes de musculação, sendo frequentemente utilizado como alternativa aos esteroides para ganho de massa muscular e redução de gordura corporal.
Em uma dosagem anabólica eficaz de 3mg por dia, o SARM não costuma apresentar efeitos colaterais androgênicos significativos.
Nos homens, não há muitos relatos de efeitos colaterais androgênicos, como acne e queda de cabelo. Nas mulheres, não são observados sinais de virilização.
Além disso, seu impacto na produção natural de testosterona é mínimo.
Entretanto, em alguns casos, foram registrados efeitos colaterais comuns ao uso de esteroides anabolizantes orais, como um leve aumento das enzimas hepáticas e alterações desfavoráveis nos níveis de lipídios no sangue.
Doses mais altas tendem a intensificar o aparecimento de efeitos colaterais e as doses para fins estéticos, costuma ser muito superior a 3mg.
Embora o Ostarine seja frequentemente considerado “seguro” em comparação com esteroides anabolizantes e outros SARMs, isso não significa que esteja totalmente isento de riscos.
Como costuma ser um ciclo com ostarine – como tomar
O MK-2866 é um SARM administrado de maneira oral.
Com o propósito de preservar massa muscular durante o cutting, o mínimo de 15 mg por dia costuma ser usado.
Para ganho de massa muscular, a maioria dos relatos mostra dosagens de 20 a 25 mg por dia.
É válido notar que a maioria dos estudos mostra que dosagens superiores a 25 mg costumam fazer pouca diferença em homens, portanto, o uso superior a isso é questionável.
Mulheres costumam usar metade das doses respectivamente em cada caso mencionado.
O ciclo costuma durar entre 4 a 8 semanas, com pausas de no mínimo 4 semanas entre cada ciclo para evitar efeitos colaterais.
Ostarine fica na corrente sanguínea por até 24 h, portanto, não há necessidade de usar múltiplas doses durante o dia.
Uma vez por dia, em qualquer horário do dia, é mais do que suficiente.
É válido mencionar que não existe uso oficial do SARMs em humanos. Essas dosagens e formas de uso são baseadas em experiências empíricas e nos estudos onde há controle e observação dos envolvidos. Logo, elas não servem como orientação médica.
Efeitos colaterais do Ostarine
O Ostarine é geralmente bem tolerado e apresenta poucos efeitos colaterais, sendo considerado um composto relativamente seguro.
Diferente dos esteroides anabolizantes, ele não compartilha de muitos dos mesmos efeitos adversos, mas isso não significa que são completamente livres de riscos.
Abaixo, veremos os principais efeitos colaterais possíveis (ou não) com o uso de Ostarine.
Efeitos colaterais estrogênicos
O Ostarine não aromatiza, ou seja, não há conversão de testosterona em estrogênio.
Isso significa que efeitos, como ginecomastia e alteração na pressão devido à retenção hídrica, não são preocupações ao usá-lo.
No entanto, alguns estudos indicam um leve aumento nos níveis de estrogênio já existentes, mas geralmente em um grau tão pequeno que não justificaria o uso de contramedidas.
Caso alguém opte por utilizar um inibidor de estrogênio sem necessidade, pode acabar reduzindo esse hormônio a níveis excessivamente baixos, o que pode causar uma gama extra de efeitos colaterais somente por ter menos estrogênio que o necessário.
Efeitos colaterais androgênicos
Embora o Ostarine atue nos receptores androgênicos, ele não se converte em DHT (di-hidrotestosterona).
Isso significa que há um risco muito baixo de acne, queda de cabelo ou outros efeitos colaterais comuns aos esteroides.
Além disso, as mulheres não precisam se preocupar tanto com sinais de virilização, como engrossamento da voz ou crescimento excessivo de pelos.
Como ele não possui ação direta no DHT, problemas na próstata também não são uma preocupação.
Efeitos colaterais cardiovasculares
Os riscos cardiovasculares do Ostarine são baixos.
Alguns estudos indicam uma possível redução nos níveis de colesterol HDL e LDL, mas essa alteração tende a ser leve e sem impacto significativo na saúde do coração.
Supressão da produção natural de testosterona
Embora a supressão da produção natural de testosterona seja bem menor do que a causada pelos esteroides anabolizantes, ela pode ocorrer com SARMs e ostarine não é uma exceção.
No entanto, o Ostarine não causa uma supressão total, e muitos usuários conseguem recuperar os níveis normais de testosterona sem a necessidade de uma terapia pós-ciclo.
Ainda assim, alguns indivíduos podem sentir mais essa redução do que outros, o que deve ser observado com mais atenção caso a caso.
Efeitos colaterais hepáticos
Apesar de ser administrado via oral, o Ostarine apresenta baixa toxicidade hepática.
Ele não pertence à classe de substâncias C17-alfa-alquiladas (C17-aa), comuns em muitos esteroides orais que podem sobrecarregar o fígado.
Mesmo assim, por se tratar de uma substância oral, é esperado que sua metabolização ocorra no fígado e poderá alguma alteração na enzimas, principalmente se ocorrer abuso, seja na dosagem ou tempo de uso.
Onde comprar ostarine original?
Atualmente, no Brasil a venda de SARMs é proibida, pois se trata de uma substância que, oficialmente, não é destinada para humanos.
No entanto, ainda é possível encontrar Ostarine e outros SARMs sendo vendidos livremente em lojas, pois a aplicação da lei não parece ter o mesmo vigor do que a venda de outras substâncias proibidas, como drogas ilícitas e esteroides anabolizantes.