O potenay é um complexo vitamínico injetável de uso exclusivo animal, que é muito utilizado, de forma não convencional, por humanos para amplificar a capacidade de treino.
No entanto, humanos não costumam o complexo pelas vitaminas, mas, sim, por vir acompanhado de uma substância bem específica em sua fórmula, a mefentermina.
Essa substância, com estrutura semelhante à de uma anfetamina, funciona como um poderoso estimulante do sistema nervoso central, dando ao usuário mais força, energia e motivação para treinar.
Porém, o uso da substância não é livre de riscos e efeitos colaterais, além de conter um alto potencial para criar dependência.
O que é e para que serve o Potenay?
Potenay é um composto vitamínico com agente hipertensivo injetável, de uso veterinário.
Ele é usado principalmente para tratar animais que estão durante o processo de cura de alguma condição debilitante, como cura de doenças e no pós-operatório, diminuindo o tempo de recuperação.
A injeção do composto fornece vitaminas do complexo B em conjunto da mefentermina, um poderoso agente hipertensivo e estimulante.
Não existe indicação para potenay em humanos, mas existe uso da mefentermina.
No contexto médico, a droga é usada em situações de hipotensão, mas isso é feito principalmente em ambiente hospitalar, como durante uma anestesia.
Fora do contexto médico, ou seja, fora da indicação original, ela é usada principalmente para aumento de performance antes de atividades físicas, como artes marciais e musculação.
Seu uso causa maior foco, disposição, energia, motivação e força para realizar atividades físicas por mais tempo e de forma mais intensa.
Isso é possível porque a mefentermina é, além de um agente hipertensivo, um poderoso estimulante do sistema nervoso central que pertence à família das anfetaminas.
De forma simplista, estimulantes dessa classe liberam mais neurotransmissores, como dopamina e norepinefrina, que estão diretamente ligados à motivação e estado de alerta.
Efeitos colaterais do potenay
Os efeitos colaterais do potenay estão ligados principalmente à presença da mefentermina que, por ser um estimulante do sistema nervoso central e agente hipertensivo, pode causar uma série de efeitos indesejados, como:
- Pressão alta
- Aumento da frequência cardíaca
- Arritmias cardíacas
- Insônia
- Irritabilidade
- Ansiedade
- Tontura
- Dores de cabeça
- Náuseas
É válido lembrar que estamos falando dos efeitos colaterais diretos, o que deixa de lado os riscos indiretos causados por esses efeitos colaterais.
Por exemplo, o potenay aumenta a frequência cardíaca e pressão arterial. Isso por si só traz uma gama própria de possíveis problemas, como aumentar o risco de problemas cardiovasculares mais sérios.
Claro, esses efeitos colaterais diretos ou indiretos variam de acordo com a individualidade do usuário, dosagem e frequência de uso.
Pessoas que já possuem doenças cardiovasculares, incluindo histórico ou predisposição, não são bons candidatos a usarem estimulantes sem supervisão médica, e seu uso deve ser evitado na maioria das vezes.
Mas, no geral, se tratando de um estimulante do sistema nervoso central, todos estarão sujeitos a sofrer com algum grau desses efeitos colaterais.
Potenay e seu alto risco de dependência
O uso prolongado de estimulantes potentes, como a menfetermina presente no potenay, pode causar dependência devido à ativação constante do sistema de recompensa do cérebro, por conta do aumento nos níveis de dopamina.
Isso por si só pode criar uma associação intensa entre o uso da substância e a sensação de prazer e motivação causados pelo aumento da dopamina, levando o indivíduo a buscar o estímulo repetidamente.
No entanto, o cérebro percebe quando há excesso de dopamina disponível e tenta mantém o equilíbrio diminuindo os receptores do neurotransmissor, o que, depois de um tempo, se traduz em maior tolerância ao potenay.
Esse ciclo de adaptação do cérebro e reforço positivo para sentir prazer formam a base da dependência.
Mas o problema não termina aqui.
Tente imaginar que, quando o cérebro adquire tolerância ao estimulante, isso significa que ele se acostumou com a quantidade extra de dopamina e isso é o novo “normal” do usuário.
Agora, se o usuário parar de usar o estimulante, ele não terá a dose extra para continuar sentindo os mesmos benefícios iniciais, nem mesmo a dose normal que agora é a necessária para o cérebro ter o equilíbrio de dopamina.
Ter menos dopamina que o normal, causa os efeitos opostos, como falta de motivação, desânimo e fadiga, na mesma proporção, o que é mais um reforço para o usuário continuar usando a droga.
Basicamente, usar potenay tem um grande potencial de abuso e dependência. Isso não deve ser subestimado.
Perguntas mais frequentes
1. Potenay serve como um esteroide anabolizante?
Esteroides anabolizantes são hormônios em suas formas sintéticas. Potenay não é um hormônio, portanto não é um esteroide anabolizante.
O aumento nos resultados vistos com potenay, se devem aos efeitos esperados do estimulante presente em sua fórmula.
Além disso, alguns usuários de potenay, usam a substância pelo aumento temporário do lugar aplicado.
2. Potenay emagrece?
Assim como todos os estimulantes, a menfertemina presente no potenay, pode acelerar o metabolismo e ajudar a emagrecer.
Mas seu uso para este fim causa os mesmos efeitos colaterais.
4. Precisa de receita médica para comprar potenay?
Sim, para comprar Potenay, é necessário apresentar uma receita médica veterinária, que deve ser retida no momento da compra.
Os ingredientes da fórmula do potenay caem em uma categoria onde é preciso ter a receita específica para compra e sua venda, legalizada, não é possível sem ela.
5. Potenay 50C é a mesma coisa que potenay normal?
Não. Potenay 50C é uma versão do mesmo composto que substitui a menfetermina por cafeína.