×

Hemogenin: para que serve, ciclo, efeitos colaterais e mais

Hemogenin é o nome comercial da oximetolona, um esteroide anabolizante administrado via oral capaz de gerar ganhos rápidos em força e massa muscular.

Nota: Este texto tem fins exclusivamente informativos e educativos, não representando ou substituindo, de forma alguma, uma recomendação médica.

Para que serve o Hemogenin?

para que serve o Hemogenin

Hemogenin é o nome comercial da oximetolona que é um potente esteroide anabolizante oral derivado da diidrotestosterona (DHT).

O esteroide funciona aumentando o número de glóbulos vermelhos, síntese proteica e retenção de nitrogênio, o que se converte respectivamente em maior oxigenação muscular, anabolismo e recuperação.

Por ser um esteroide anabolizante oral, e rapidamente metabolizado pelo organismo, a oximetolona traz seus efeitos positivos rapidamente.

Por conta dessas características, no mundo do fisiculturismo, o esteroide é conhecido como um dos esteroides mais potentes que existem.

É famoso principalmente pela sua habilidade em gerar rápido aumento de peso e força no usuário.

No entanto, esse esteroide pode causar muita retenção de líquidos em algumas pessoas, de modo que boa parte desse ganho de peso é, na verdade, peso em forma de líquidos.

Apesar disso, muitos usuários ignoram o fato, pois sentem-se maiores e mais fortes durante o uso.

Embora o aspecto maior com menos qualidade, resultante da retenção hídrica não seja esteticamente agradável, a oximetolona pode contribuir significativamente para o aumento de tamanho e força.

Os músculos ficam mais cheios, contraem-se melhor e recebem um nível extra de proteção devido à água acumulada dentro e ao redor dos tecidos conectivos, aumentando a elasticidade e, teoricamente, reduzindo o risco de lesões ao levantar cargas pesadas.

Como os efeitos aparecem rápido, fisiculturistas costumam usar a droga no inicio do ciclo enquanto as outras estão lentamente sendo acumuladas no organismo (e desta forma, vão demorar a mostrar seus efeitos).

Se usado sozinho no ciclo, seus efeitos continuam os mesmos, mas os ganhos tendem a desaparecer com a mesma velocidade que apareceram.

Outros guias de esteroides anabolizantes orais ou com versões orais: Oxandrolona | Dianabol | Stanozolol | Turinabol

Efeitos colaterais do Hemogenin

Os principais efeitos colaterais do Hemogenin ou oximetolona, envolvem:

  1. Retenção hídrica e aumento de pressão arterial
  2. Acne
  3. Perda de cabelo
  4. Alterações no colesterol
  5. Diminuição ou inibição da produção natural de testosterona
  6. Estresse hepático
  7. Virilização

A seguir, veremos em detalhes cada efeito colateral do hormônio.

1. Retenção hídrica e aumento de pressão arterial

Hemogenin causa um grande aumento de peso repentino, mas isso é uma “faca de dois gumes”; boa parte desse peso é originada pela retenção que o esteroide causa.

Como vimos, isso pode ser útil em alguns sentidos, mas ter mais líquidos que o normal circulando, pode aumentar a pressão arterial.

Por conta disso, pessoas que já possuem histórico na família e/ou predisposição a ter problemas de pressão arterial, devem passar (bem) longe da oximetolona.

Claro que algumas pessoas vão reter mais, outras menos. Qualidade de dieta também tem um papel nisso.

2. Acne

Hemogenin é conhecido por causar acne, mas será um grande problema apenas para pessoas predispostas.

Como todos os esteroides anabolizantes, especialmente os derivados do DHT, o Hemogenin pode estimular a produção de óleo pelas glândulas sebáceas.

Isso, em pessoas predispostas, poderá aumentar a incidência de acne (espinhas).

Infelizmente, não há muito o que fazer para evitar este efeito colateral da oximetolona se você é predisposto.

Se você já sofre com acne, muito provavelmente a situação piorará usando esteroides anabolizantes.

3. Perda de cabelo

Por ser um derivado de DHT, o Hemogenin pode acelerar a perda de cabelo em pessoas geneticamente predispostas à calvície androgenética.

A DHT é um andrógeno que se liga aos folículos capilares, encurtando o ciclo de crescimento dos fios e tornando-os progressivamente mais finos e frágeis, até que parem de crescer.

Como esse esteroide anabolizante aumenta os níveis de DHT no organismo, ele intensifica esse processo em indivíduos suscetíveis, especialmente em áreas do couro cabeludo geneticamente mais sensíveis, como a coroa e a linha frontal.

Por isso, usuários com histórico familiar de calvície devem considerar esse efeito ao avaliar o uso da substância.

4. Alterações no colesterol

Hemogenin poderá causar um impacto negativo significativo no colesterol.

Tenha em mente que o fígado é um dos principais responsáveis por controlar os níveis de colesterol no sangue e o uso desse hormônio atrapalha o funcionamento do órgão.

Como consequência, o uso prolongado ou em doses elevadas pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, especialmente em pessoas predispostas ou que não seguem um estilo de vida saudável.

Logo, é essencial que o usuário tenha plena consciência dos seus níveis de colesterol antes de usar Hemogenin e caso já tenha problemas, se mantenha bem longe dessa droga.

Na verdade, pessoas com problemas de colesterol devem ficar bem longe de qualquer esteroide anabolizante já que todos vão ter um impacto negativo nos níveis de colesterol.

5. Diminuição ou inibição da produção natural de testosterona

Assim como praticamente todos os esteroides anabolizantes inibem a produção natural de testosterona, com o Hemogenin não será diferente.

Fazer um ciclo com oximetolona sem usar testosterona junto, vai causar todos os problemas relacionados a baixa testosterona como disfunção erétil, mudanças de humor, pouca motivação, etc…

Sem contar que ficar sem testosterona é uma situação péssima para a saúde do corpo e pode causar problemas que não necessariamente estão relacionados com ao hemogenin.

Portanto é essencial que o usuário saiba que está fazendo e tenha conhecimento de como fazer a terapia pós-ciclo adequada após o uso.

6. Estresse hepático

Hemogenin é um dos esteroides anabolizantes orais mais hepatóxicos que existem.

Na verdade, a própria bula cita “morte” nas reações adversas relacionadas ao fígado.

parte da bula do hemogenia onde mostra os possíveis danos ao fígado
Recorte da bula oficial do Hemogenin onde fala sobre danos no fígado.

Por mais que pareça assustador, a medicação continua sendo vendida, pois é segura quando usada corretamente.

Mas, sem dúvidas, isso reforça a questão do cuidado redobrado ao usar a droga, em especial evitar uso concomitante com outros esteroides orais ou substâncias (como álcool) que também estressem o fígado.

7. Virilização

Oximetolona é a pior droga para mulheres e pode causar grave virilização, ou seja, crescimento de pelos, alterações na voz e aumento de clitóris.

Há relatos que a droga também pode diminuir o tamanho dos seios e ainda gerar irregularidades no ciclo menstrual.

Hemogenin definitivamente não é uma droga recomendada para mulheres.

Se a usuária vai utilizar algo de qualquer forma, existem opções melhores.

Como costuma ser um ciclo de Hemogenin

Um ciclo de Hemogenin para homens costuma ser curto, variando entre 4 a 6 semanas, com doses de 25 a 100mg.

Por se tratar de um anabolizante oral que precisa ser metabolizado pelo fígado, é esperado que ele altere as enzimas desse órgão (leia-se, ele gera estresse no fígado).

Devido a isso, os ciclos são breves, e o uso simultâneo de outros anabolizantes orais, que também sobrecarregam o fígado, é altamente contraindicado.

Além disso, pessoas que não conseguem evitar o consumo excessivo de álcool ou manter hábitos saudáveis devem evitar completamente essa substância.

Por fim, por ser um derivado da DHT, seu uso não é recomendado para mulheres sem acompanhamento rigoroso, pois o risco de efeitos de virilização é consideravelmente elevado.

Lembrando que não existe respaldo para uso de esteroides anabolizantes visando mudanças estéticas na medicina.

Essas informações são, em grande parte, empíricas e não servem como orientação médica.

Disponibilidade no mercado (onde comprar)

A venda de Hemogenin foi suspensa de forma definitiva no Brasil pelo próprio fabricante, a Sanofi, há vários anos. Não há uma versão genérica da oximetolona.

Antes disso, o medicamento podia ser encontrado em qualquer farmácia, sendo vendido somente com receita médica.

As únicas maneiras de obter o esteroide são de forma ilegal, por meio de contrabando ou de laboratórios ilegais.

Este texto foi útil para você?

Sim (42)
Não (2)
Muito obrigado pela opinião!

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.