×

Boldenona – o que é, ciclo e efeitos colaterais

A boldenona, também conhecida como Equipoise ou Equifort, é um esteroide anabolizante injetável, originalmente desenvolvido para uso veterinário, mas muito conhecida no mundo da musculação por promover ganhos modestos, porém sólidos, em massa muscular, força e vascularização.

Este é um guia completo sobre o hormônio, contendo informações que vão desde seu uso original, para que serve na musculação, como costuma ser um ciclo, efeitos colaterais, benefícios e mais.

Aviso: O texto é de caráter meramente informativo e não deve ser interpretado como incentivo ou recomendação ao uso de esteroides anabolizantes. O uso dessas substâncias pode acarretar riscos graves à saúde e só deve ser realizado sob orientação médica em contextos específicos.

O que é e para que serve a boldenona?

Equipoise, nome comercial da boldenona

A boldenona, derivada da testosterona, é um esteroide anabolizante originalmente desenvolvido para uso veterinário, mas acabou ficando famosa no mundo da musculação devido suas propriedades anabólicas.

Com maior ação anabólica do que androgênica, é uma escolha favorável para quem é sensível a efeitos como acne, queda de cabelo e virilização em mulheres.

Seu baixo nível de aromatização também reduz riscos de retenção de líquidos e ginecomastia. O éster undecilinato (forma mais comum desse hormônio) permite absorção lenta, o que permite injeções menos frequentes.

Esse metabolismo lento proporciona ganhos musculares discretos, mas consistentes, exigindo ciclos longos (mais de 8 semanas) para melhores resultados.

A boldenona eleva significativamente a contagem de glóbulos vermelhos, otimizando a oxigenação muscular, melhorando resistência, força e vascularização.

Bold, como também é conhecida, é um esteroide anabólico bastante versátil, podendo ser usado em qualquer objetivo e se encaixa bem com outros agentes anabólicos.

Mas se você está esperando um ganho descontrolado de massa muscular, você vai se decepcionar com este hormônio.

Ela é uma variação da testosterona (e mais fraca do que ela), além disso os seus efeitos são extremamente lentos, o que, como já dito, requer ciclos mais longos.

Pessoas que tentarem o hormônio em ciclos muito curtos e em dosagens baixas, na tentativa de “fugir” dos colaterais, provavelmente não terão colaterais e nem mesmo os benefícios da droga.

Em suma, boldenona é um ótimo esteroide anabolizante para ganhos discretos e duradouros em massa muscular, com aumento na força, vascularização e efeitos colaterais moderados.

Ciclo de boldenona em homens

Embora seja de absorção lenta e longa duração, este hormônio é injetado semanalmente para fins de estéticos.

A dose padrão de um ciclo para homens varia de 200 a 400 mg por semana.

Aumentar a frequência de injeções pode reduzir o volume de aplicação. A rotação dos locais de injeção é essencial para evitar irritação ou infecção.

Os resultados de um ciclo com boldenona são mais evidentes em ciclos de 8 semanas ou mais.

Além disso, este hormônio não é o melhor para ganhar massa muscular, mas, diferente da testosterona, os ganhos musculares são sólidos, com mínima retenção de líquidos, favorecendo a manutenção após o ciclo.

O composto também combina bem com outros agentes e pode ser usada, independente do objetivo.

Ciclo de boldenona em mulheres

Mulheres costumam usar cerca de 50-75mg de boldenona (genuína)  por semana com risco reduzido de virilização (alteração de voz, aumento de clitóris, etc).

No entanto, efeitos adversos virilizantes podem ocorrer e vão depender diretamente da sensibilidade da mulher em questão.

Isso é especialmente importante devido à sua ação lenta. Se surgirem sintomas de virilização, a redução desses níveis também será mais demorada, aumentando os riscos.

Efeitos colaterais da boldenona para homens e mulheres

1 – Ansiedade e depressão

Assim como a trembolona, o hormônio pode alterar a ação de certos neurotransmissores, causando ansiedade e/ou depressão em indivíduos suscetíveis.

Em geral, se você usa medicamentos para controlar ansiedade ou para depressão, a recomendação é ficar longe de bold (e qualquer outro esteroide).

2 – Acne

Boldenona é pouco androgênica e sua habilidade em aumentar o estrogênio também é baixa, isto faz com que efeitos colaterais como acne sejam pouco prováveis.

Mesmo assim, pessoas com predisposição poderão notar uma leve piora no problema.

3 – Perda de cabelo

Bold também pode causar perda de cabelo, mas apenas em pessoas suscetíveis ao problema, e em um grau menor comparado a outras drogas mais androgênicas.

4 – Aumento no hematócrito

Hematócrito é, basicamente, a porcentagem do volume que os glóbulos vermelhos ocupam no sangue.

Boldenona é um dos anabolizantes que mais podem elevar a contagem de glóbulos vermelhos.

Isto é ótimo para gerar certos benefícios, como maior oxigenação muscular, mais resistência e vascularização.

O problema é que, quanto maior o hematócrito, mais viscoso nosso sangue tende a ficar.

A individualidade biológica de certas pessoas pode permitir que o hematócrito fique alto demais e cause problemas, como aumento de pressão sanguínea e problemas cardíacos a longo prazo.

Quanto mais viscoso o sangue, mais o coração trabalha para bombeá-lo, e maiores são as chances de ocorrer algum bloqueio em artérias (em pessoas que já tenham algum problema, claro).

5 – Mudanças nos níveis de colesterol

Uso de boldenona pode diminuir a quantidade de HDL (colesterol bom) e aumentar o LDL (colesterol ruim).

Isto pode favorecer problemas cardíacos em pessoas predispostas, portanto pessoas com problemas de saúde relacionados aos lipídios devem ficar longe do esteroide (alias,  de qualquer esteroide).

Mesmo assim, entre a maioria dos esteroides anabolizantes, o hormônio é um dos mais suaves neste quesito.

6 – Diminuição da testosterona natural

Assim como qualquer anabolizante, boldenona pode suprimir a produção natural de testosterona.

Isto faz com que a combinação de testosterona sintética no ciclo seja necessária, assim como a realização da terapia pós-ciclo depois do uso.

7 – Virilização

Apesar da boldenona ser pouco androgênica, ainda há risco de virilização em mulheres.

Principalmente se a dosagem for alta e em ciclos de longa duração (mais de 8 semanas).

Os sinais de virilização mais comuns em mulheres são:

  • Aumento (possivelmente) definitivo do clitóris;
  • Mudança (possivelmente) definitiva na voz;
  • Maior crescimento de pelos corporais e possivelmente barba;
  • Possível queda de cabelo;
  • Ciclo menstrual irregular.

É válido lembrar que virilização não é uma certeza, mas sempre há chances de ocorrer, principalmente dependendo da individualidade da usuária e como foi elaborado o ciclo.

Referências

O Hipertrofia.org mantém critérios rigorosos de referências bibliográficas e dependemos de estudos revisados por pares e pesquisas acadêmicas conduzidas por associações e instituições médicas. Para obter mais informações detalhadas, você pode explorar mais lendo nosso processo editorial.


  • Anabolics by William Llewellyn – Equipoise® (boldenone undecylenate). Páginas 278 a 280.
  • Underground Steroid Handbook Vol 2 – Equipoise. Página 38

Este texto foi útil para você?

Sim (34)
Não
Muito obrigado pela opinião!

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.