Apesar da creatina ser um dos suplementos mais pesquisados no mundo e estudo após estudo ser comprovado que ela é segura para a saúde, existe um “efeito colateral” que está gerando uma repercussão nos fóruns de musculação: a queda de cabelo.
Faça uma busca em fóruns nacionais ou gringos, e você vai encontrar vários tópicos de pessoas preocupadas com esse problema, com algumas, inclusive, afirmando que tiveram queda de cabelo quando começaram a usar creatina.
Mas afinal, creatina realmente pode promover a queda de cabelo ? Ou é apenas mais uma das abobrinhas que as pessoas atribuem ao uso de suplementos ?
Creatina, queda de cabelo e o bendito DHT
O DHT, ou dihidrotestosterona, é um hormônio produzido pelo próprio corpo e sintetizado nas glândulas adrenais, testículos, próstata e fólicos capilares. De forma resumida, homens sensíveis ao DHT tendem a perder cabelo porque o hormônio impede que nutrientes cheguem aos fólicos capilares.
Um estudo de 2009, que só ganhou popularidade recentemente, investigou 20 jogadores de rugby por três semanas e analisou como a suplementação com creatina afetou os níveis de DHT (1).
Um grupo suplementou creatina com 25g nos primeiros sete dias e 5g nos quatorze dias seguintes. E o outro utilizou apenas placebo.
O grupo que suplementou com creatina mostrou um aumento de 56% nos níveis de DHT após a primeira semana de saturação (25g por dia), caindo para 40% nas duas semanas seguintes quando foi feita apenas a manutenção (5g por dia).
Então, baseando-se apenas nesse estudo, fica fácil de entender que a creatina pode acelerar a queda de cabelo, já que aumenta os níveis de DHT. Porém, antes de tomar uma decisão drástica é importante levar em consideração alguns pontos…
1 – Foi feito um único estudo sobre o assunto e em quase seis anos nenhum outro estudo foi replicado para mostrar que realmente ocorreu este aumento de DHT.
2 – Apenas pessoas sensíveis ao DHT sofrem com a queda de cabelo. Com isto dito, se esta ligação for realmente verdadeira, apenas pessoas predispostas sofrerão com este colateral.
3 – Os níveis de DHT caíram depois da saturação, e como o estudo durou apenas 2 semanas depois disso, não há como saber se os níveis de DHT não iriam continuar caindo.
4 – A saturação da creatina é totalmente desnecessária. Não é possível saber como seria o aumento de DHT sem realizar a fase da saturação.
Mas então, a creatina causa queda de cabelo ?
Infelizmente, ainda é muito cedo para saber. Um único estudo não é o suficiente para tomar decisões drásticas. Se no futuro ocorrerem novos estudos com resultados semelhantes, ai sim teremos um problema e envolvendo apenas pessoas predispostas a perder cabelo. Se você não perde cabelo e a calvície não ocorre na sua família, isto não é algo que você precise se preocupar. No mais, evite a saturação desnecessária e use apenas 3 a 5g de creatina diariamente.
Referências
1 – https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19741313