A partir do momento que o atleta sobe no palco, o fisiculturismo se torna um esporte simples. Não existem times, equipamentos especiais, animadoras de torcida ou mascotes. Apenas o atleta, sob as luzes, mostrando o físico que ele levou anos construindo.
É esta beleza simplista que atraem tantos para o esporte. É um esporte que quase todos podem fazer para melhorar o corpo, contudo, infelizmente apenas poucos são bons o suficiente para tornar-se campeões.
Apesar da simplicidade, o que ocorre na construção dos físicos que vencem competições é tudo menos simples. Na verdade, no fisiculturismo competitivo, a construção de um corpo para atingir seu pico é uma ciência complicada e calculada. A complexidade chega ao ponto que até mesmo os fisiculturistas mais experientes contratam treinadores – incluindo treinadores específicos para uso de substâncias ergogênicas.
É claro que a maioria das pessoas que estão lendo isto não querem competir ou se tornar um Mr. Olympia, mas mesmo assim, não seria fascinante descobrir o que realmente acontece por trás das cortinas ?
Com isto em mente o site americano T-Nation contratou os serviços de um dos treinadores mais renomados para puxar estas cortinas e dar uma visão interna do que acontece no mundo “químico” do fisiculturismo.
Sem papas na língua e sem censuras, apresentamos a você, O Dragão. Que por motivos óbvios não terá sua identidade real revelada.
T-Nation: Nos anos 90 todo mundo estava falando sobre o uso de injeções de óleo nos músculos(uso de Synthol) dentro das competições de fisiculturismo, mas hoje em dia parece que não se fala tanto. Como é o uso de Synthol no fisiculturismo de elite ?
O Dragão: o Synthol não foi a lugar algum. Na verdade, o uso de injeções de óleo local é ainda maior hoje em dia; os atletas apenas ficaram mais espertos(e mais discretos) no seu uso.
Lá atrás nos anos 90 quando os caras começaram a brincar com o Synthol, você via todo tipo de loucura nos palcos: caras com deltoides de 12 cabeças, 5 picos de bíceps, etc. Volta e meia você ainda consegue ver algum amador fazendo cagadas com o Synthol, mas os profissionais(e amadores inteligentes) não o usam descontroladamente, então o uso não é tão evidente.
T-Nation: Eu ouvi dizer que os fisiculturistas de elite usam menos anabolizantes do que certos amadores, devido a suas genéticas superiores. Qual seria um exemplo de ciclo para um competidor de elite ?
O Dragão: Honestamente, isto varia muito. Alguns caras usam MUITA coisa (cerca de 5 gramas por semana de testosterona e outros anabólicos injetáveis e orais), mas existem alguns que usam menos, na faixa de 2 a 2,5 gramas por semana, o que eu consideraria uma dose moderada.
Um ciclo moderado pré-competição geralmente é algo como, 1200 a 1500mg de testosterona por semana, 600 a 800 de deca ou equipoise, 50mg de wintrol, 4 a 8 IUs de GH diariamente e alguns caras que usam até 50ius de insulina por dia. Isto tudo em acompanhamento de medicamentos auxiliares como T3(Cytomel), clembuterol e anti-estrógenos como arimidex e letrozol.
Uma coisa que você precisa se lembrar a respeito dos anabolizantes é que alguns caras respondem muito melhor às drogas do que outros; é simplesmente uma questão de genética. Um fisiculturista terá ótimos ganhos com doses modestas, enquanto o seu parceiro de treino precisaria de doses cavalares de drogas para ter os mesmos resultados.
Obviamente, é justamente o cara que toma mais drogas que acaba tendo problemas de saúde, mas não é sempre assim. Eu conheço caras que sofrem com efeitos colaterais sérios usando apenas 400mg de testosterona por semana e outros com a saúde perfeita usando 2000mg. É uma roleta russa.
Eu sempre recomendo que meus atletas façam exames de sangue regulares e prestem bastante atenção a sua pressão sanguínea, para tentar mitigar qualquer problema de saúde. Eu não posso mentir também; não pense que isto é saudável. O fisiculturismo é estritamente cosmético – os caras ficam muito bem por fora; mas o que está acontecendo dentro é uma história completamente diferente.
Apesar disso, eu me recuso a julgar. Todos nós escolhemos o que fazer com nossas vidas, e enquanto várias pessoas desperdiçam a vida fumando, bebendo e não conquistando nada, outros estão tomando as rédeas da vida e criando o próprio destino; mesmo que seja um destino mais curto.
T-Nation: Atletas de elite ajustam seu treino antes das competições ? Eu sei que fazer mais repeitções não geram definição muscular, mas eu tenho uma curiosidade em saber como esses caras ajustam o treino conforme a competição se aproxima.
O Dragão: Pedindo desculpa aos meus colegas treinadores que possuem todo tipo de treino “pré-competição” à venda, eu geralmente deixo meus atletas fazerem o que eles quiserem em relação ao treino. Tanto que eles não estejam fazendo nada muito estúpido, como eles treinam enquanto estão fazendo dieta não tem TANTA importância assim.
Durante o cutting, o principal objetivo do treino é preservar massa muscular e deixar com que a dieta, aeróbicos e suplementação tomem conta do condicionamento. Então, desde que você esteja treinando relativamente pesado e estimulando os músculos, não tem problema.
Com certeza existe um mercado para treinadores que oferecem todo tipo de exercício mirabolante para dar um “choque” nos músculos e gerar massa muscular, o problema é que durante o cutting a maioria dos caras não ganham muita massa muscular mesmo, então eu considero esses treinadores como vendedores de produtos milagrosos.
Você dança com a moça que você trouxe para o baile. O treino permanece o básico, de forma pesada com intuito de construir massa muscular – este é o melhor método para preservar massa muscular.
T-Nation: Os atletas usam testosterona pouco antes da competição ? Já que isto pode fazê-los reter líquidos ?
O Dragão: Cerca de 4 semanas antes da competição, alguns atletas mudam de testosteronas de ação longa como enantato e cipionato para testosteronas de ação curta como propionato ou até testosterona em suspensão, mas eu não acho que isto é necessário na maioria dos casos. O que importa mesmo é se você está definido ou não, qualquer retenção de líquido pode ser remediada com diuréticos nos últimos dois dias antes da competição.
O problema é que alguns caras geralmente sofrem com o que chamamos de “aplicações ruins” com inflamação localizada na pele, que não fica muito bonito de ver(pense em picadas de abelhas). Para estes caras, geralmente o melhor é largar os injetáveis em até 4 semanas antes da competição e mudar para orais como winstrol, anavar e halotestin.
Mas essa questão de que esters longos(de longa duração) irão reter mais líquido, na minha opinião, não acontece muito. Meus atletas usam rotineiramente enantato e cipionato logo antes da competição e eles sempre são os caras mais secos no palco.
T-Nation: Existe algum momento onde os fisiculturistas profissionais não usam nenhum tipo de esteroide ?
O Dragão: Não. A maioria dos competidores sérios, usam o ano inteiro e apenas diminuem as doses quando não estão competindo. Muitos desses caras fazem guest-pose em eventos(posam sem estar competindo) frequentemente para aumentar a renda e eles precisam estar bem para fazer isso.
Ninguém, repito, ninguém gosta de ver um guest-poser fora de forma. Posso colocar isso em negrito ?
Então entre as competições e os guest-posings, não existe muito tempo para descansar. A montanha russa hormonal gerada pela suspensão completa do uso e a volta ao uso, não é mentalmente agradável ou a coisa mais saudável que existe, então continuar usando, mas em doses menores é o que a maioria faz.
Isto é o famoso “blast and cruise” que você escuta muitos atletas falando. A maioria dos fisiculturistas vão fazer o “blast” enquanto se preparam para a competição e farão o “cruise” entre competições ou quando estão descansando em Off-Season.(Contudo, muitos irão usar GH o ano inteiro, se puderem bancar)
A respeito de dosagens, no “cruise” geralmente são usados algo como 300 a 500mg de testosterona, talvez 200mg de deca-durabolin ou equipoise e pelo menos alguns Ius de GH por dia.
T-Nation: Como treinador, quantos caras você já viu morrer por causa do uso de esteroides ? Ou, de uma maneira menos extrema, quantas pessoas você já viu ter danos permanentes à saúde devido ao uso/abuso de anabólicos ?
O Dragão: Nossa, esta pergunta é pesada.
Eu odeio perguntas assim, pois isto mexe com o lado ignorante e hipócrita das pessoas que não entendem muito de fisiculturismo. Pense nisso, se um piloto de corrida morre competindo, ele se torna em um ícone de valentia e é imortalizado como herói do esporte dele. Mas, se alguém morre perseguindo um troféu de fisiculturismo, a pessoa é burra, egoísta e “teve o que merecia”.
Na minha (extensa) experiência, a grande maioria das mortes envolvendo fisiculturistas aconteceram devido a condições genéticas(como problemas no coração) que foram “aceleradas” pelo uso a longo prazo de esteroides anabolizantes e também por não tomar cuidado suficiente da saúde, com coisas como pressão sanguínea, valores de lipídios no sangue, etc…
A respeito da segunda parte da sua pergunta, eu simplesmente não sei quantas pessoas tiveram danos permanentes a saúde devido ao uso de esteroides, mas provavelmente nos próximos 10-20 anos nós começaremos a ver mais casos devido às altas doses e da grande gama de drogas usadas, que se tornou mais prevalecente nas últimas duas décadas.
T-Nation: Gostaria muito de saber mais sobre as drogas auxiliáres para cutting, como T3, Clenbuterol, Albuterol, supressores de apetite, etc. Seus efeitos, como funcionam, o que funciona melhor junto, etc.
O Dragão: Caramba, não gostaria de mais nada enquanto estou aqui ?
O T3 é praticamente um básico em quase todas as preparações para campeonato, exceto para anormais que não precisam disso para manter uma temperatura corporal ideal para queimar gordura. Para estes seres raros, o T3 faz mais mal do que bem.
Quanto ao clenbuterol, virtualmente todos os competidores estão usando ele. Alguns gostam de ciclar de certas maneiras, mas eu prefiro usá-lo durante todo o pre-contest(pelo menos nas 10 a 12 semanas que antecedem o campeonato) e só aumentando a dose conforme necessário, e depois retirando gradualmente após o campeonato.
A respeito dos supressores de apetite, até mesmo os fisiculturistas mais determinados e disciplinados terão vontade de fugir da dieta e usam algo para evitar isto no pre-contest. Não sou um grande entendido dos supressores farmacêuticos chiques, mas vários dos meus atletas usam chicletes de nicotina. Alguns até gostam do gosto. Vai entender…
A substância chocamine é outra ferramenta que ajuda no foco mental, junto com o benefício de auxiliar a perda de gordura. É basicamente tudo o que tem de bom no chocolate, sem as calorias e gordura.
No final do dia, eu digo para meus atletas que apesar de tudo isso eles ainda estão em dieta. Você sentirá fome, se sentirá mal e ficará enjoado com a escolha limitada de alimentos. Mas se você não consegue aguentar um pequeno sacrifício para um objetivo maior, eu sugiro que você faça crescer um par de bolas entre as pernas ou vá para outro esporte, como bingo. Lá você não precisa fazer dieta e se souber o alfabeto, você pode participar.
T-Nation: Gostaria de saber quais efeitos colaterais uma pessoa pode esperar de um ciclo com pouca testosterona, digamos 400mg de testosterona por semana. Outra coisa, como fisiculturistas controlam os problemas com pressão sanguínea em doses mais elevadas ?
O Dragão: Acredite ou não, alguns caras vão ter até ginecomastia com doses baixas assim, sem contar com a acne. Isto realmente vai depender da genética e a que tipo de problemas você é predisposto. Alguns podem usar doses muito mais altas e não ter problemas.
A respeito da pressão sanguínea, se sair do controle(e com dosagem alta, geralmente vai sair de controle), eu recomendo tomar algo como Lisinopril, que um remédio leve para controlar pressão alta. Você também pode tentar diminuir o consumo de sódio e começar a fazer aeróbicos, se você já não os faz.
Realmente é uma roleta russa. Todos nós conhecemos alguém que bebe até cair com frequência ou usa remédios tarja-preta como se fosse Tic-Tac e nunca teve problemas, enquanto outra pessoa pode fazer isso somente uma vez e ir parar no hospital. Existe uma razão para remédios conter uma lista enorme de efeitos colaterais e avisos. Reações individuais podem variar consideravelmente.
T-Nation: Qual é a coisa mais assustadora na preparação de fisiculturistas hoje em dia ? E qual é o erro mais comum cometido por eles ?
O Dragão: A mais assustadora ? Esta é fácil. O que acho mais assustador são as doses usadas hoje em dia. Alguns usando quase 100IUs de insulina por dia, GH até 50IUs por dia, 200mcg de T3, 300mcg de clenbuterol, 2 gramas de trenbolona por semana, 5 a 6 gramas de testosterona por semana. E todos esses caras(e as vezes moças), acabam não ficando tão superiores aos que usam menos drogas.
Em algum momento alguém decidiu que a única diferença entre os primeiros colocados das competições era a quantidade de esteroides na seringa. Esqueça a genética, esqueça anos de treino e dieta regrada; apenas dobre a dosagem das drogas e você será melhor que o Ronnie Coleman ou Jay Cutler.
Me desculpe amigo, mas as coisas não são assim.
Eu trabalho com um número significativo de profissionais e nunca paro de me espantar como alguns deles conseguem resultados tão bons usando tão poucas drogas. Mesmo assim ninguém aceita que pode não ter a genética boa suficiente para se tornar um campeão, então eles jogam esse papo de que quanto mais bomba maior o cara fica. Isto é o mais assustador.
A respeito do erro mais comum, eu acredito que seria prestar atenção demais à balança e não ao condicionamento (definição muscular). Você pensaria que isto só acontece com amadores, mas acontece na mesma frequência com os profissionais, especialmente os profissionais recentes que pensam que precisam ganhar toneladas de massa para competir com os veteranos.
Eles rapidamente perdem o condicionamento que os fizeram ganhar o pro card em primeiro lugar.
Eu presto atenção ao peso, mas como você aparenta estar é muito mais importante. Nenhum juiz perguntará quanto você pesa no palco(tirando para saber em qual categoria você se enquadra). E quando você estiver definido(eu digo difinido para competir, não inchadinho por causa do treino de bíceps), então você ficará muito maior no palco.
Eu já vi fisiculturistas profissionais de 77kg que faziam outros de 110kg parecerem gordos e retidos.
A balança é um indicador rudimentar de como a dieta está funcionando, mas que diz muito pouco. Isto não é nada mais que o bom-senso, mas você ficaria espantado de saber quantas pessoas são vítimas da balança, até mesmo pessoas que vivem de fisiculturismo.
Aviso: Esta entrevista foi realizada pelo site T-Nation e apenas traduzida para o português, as informações contidas nela são meramente informativas e não servem como orientação profissional. Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pois o mesmo pode trazer danos a sua saúde. Por este motivo algumas perguntas não foram mostradas, mas você pode conferir o artigo original neste link: https://www.t-nation.com/testosterone-magazine-634#enter-the-drug-dragon