Fumar afeta o ganho de massa muscular

De todos os hábitos destrutivos que alguém possa ter, fumar é considerado o pior, especialmente para quem quer ganhar massa muscular.

Isto ocorre porque praticamente todos os órgãos do corpo são afetados pela ação dos compostos tóxicos do cigarro, e isto inevitavelmente vai influenciar seus resultados.

Saiba como fumar afeta o ganho de massa muscular e porque você deveria usar isto como estímulo para parar de fumar.

Como o ato de fumar afeta o ganho de massa muscular ?

Se você tem como objetivo uma mudança notável na composição corporal, especialmente ganhar massa muscular, é melhor ir se acostumando com a ideia de parar de fumar o quanto antes.

Fumar pode ser mais prejudicial do que usar outras drogas como álcool quando o assunto é afetar o ganho de massa muscular.

Saiba o porquê.

1 – Fumar causa danos irreversíveis ao sistema respiratório

Danos no sistema respiratório têm uma ligação direta com a performance dentro da academia, seja nos pesos ou aeróbicos.

Os danos gerados pelo cigarro, fazem com que o corpo não consiga absorver oxigênio para o sangue, afetando a oxigenação muscular, ou seja, você não conseguirá treinar com a mesma intensidade que uma pessoa que não fuma consegue.

O problema piora porque a queda na performance não é notável logo de imediato.

Por exemplo: se você ainda é novo e fuma, é bem provável que você sequer sinta alguma mudança acontecendo, mas está.

Publicidade

2 – O batimento cardíaco de um fumante é 30% mais rápido do que um não fumante.

Isto força o corpo de um fumante a gastar mais energia que o comum.

Esta aceleração no batimento cardíaco se deve ao efeito estimulante da nicotina, o resultado disso é alteração na pressão sanguínea que paradoxalmente diminuí o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos, que consequentemente diminui a performance física.

3 – Fumantes produzem o dobro de catarro

A produção alterada de catarro pode atrapalhar discretamente a respiração, o que pode diminuir a sua performance sem você estar notando.

O hábito, com o tempo, pode causar um inchaço crônico nas glândulas de muco que podem piorar o quadro do problema.

4 – Fumar reduz significativamente o oxigênio disponível para os músculos

fumar afeta o ganho de massa muscular

O monóxido de carbono presente no cigarro tem afinidade maior com a hemoglobina (uma molécula que carrega oxigênio no sangue) do que o próprio oxigênio.

O ato de fumar encoraja o corpo a trocar o oxigênio por monóxido de carbono, fazendo com que menos oxigênio esteja disponível para os músculos o que consequentemente também afetará a sua performance nos treinos.

Conclusão

Fumar é um habito claramente destrutivo.

É difícil entender porque alguém começa a fumar, sabendo de todos os seus malefícios (sem trazer nenhum benefício), principalmente para quem treina com pesos e presa pela qualidade do corpo.

Sabemos que não é fácil conseguir parar de fumar, mas tendo como objetivo construir massa muscular e tentar sempre levar o corpo além do próprio limite, é a inspiração perfeita para largar deste hábito destrutivo para sempre.

Pense nisto!

Publicidade

Referências

Este texto foi útil para você?

Sim (5)
Não
Muito obrigado pela opinião!

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

Além disso, siga-nos nas redes sociais para receber notícias direto na sua timeline:

×