De todos os hábitos destrutivos que alguém possa ter, fumar é considerado o pior, especialmente para quem quer ganhar massa muscular.
Isto ocorre porque praticamente todos os órgãos do corpo são afetados pela ação dos compostos tóxicos do cigarro, e isto inevitavelmente vai influenciar seus resultados.
Saiba como fumar afeta o ganho de massa muscular e porque você deveria usar isto como estímulo para parar de fumar.
Como o ato de fumar afeta o ganho de massa muscular ?
Se você tem como objetivo uma mudança notável na composição corporal, especialmente ganhar massa muscular, é melhor ir se acostumando com a ideia de parar de fumar o quanto antes.
Fumar pode ser mais prejudicial do que usar outras drogas como álcool quando o assunto é afetar o ganho de massa muscular.
Saiba o porquê.
1 – Fumar causa danos irreversíveis ao sistema respiratório
Danos no sistema respiratório têm uma ligação direta com a performance dentro da academia, seja nos pesos ou aeróbicos.
Os danos gerados pelo cigarro, fazem com que o corpo não consiga absorver oxigênio para o sangue, afetando a oxigenação muscular, ou seja, você não conseguirá treinar com a mesma intensidade que uma pessoa que não fuma consegue.
O problema piora porque a queda na performance não é notável logo de imediato.
Por exemplo: se você ainda é novo e fuma, é bem provável que você sequer sinta alguma mudança acontecendo, mas está.
Publicidade
2 – O batimento cardíaco de um fumante é 30% mais rápido do que um não fumante.
Isto força o corpo de um fumante a gastar mais energia que o comum.
Esta aceleração no batimento cardíaco se deve ao efeito estimulante da nicotina, o resultado disso é alteração na pressão sanguínea que paradoxalmente diminuí o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos, que consequentemente diminui a performance física.
3 – Fumantes produzem o dobro de catarro
A produção alterada de catarro pode atrapalhar discretamente a respiração, o que pode diminuir a sua performance sem você estar notando.
O hábito, com o tempo, pode causar um inchaço crônico nas glândulas de muco que podem piorar o quadro do problema.
4 – Fumar reduz significativamente o oxigênio disponível para os músculos
O monóxido de carbono presente no cigarro tem afinidade maior com a hemoglobina (uma molécula que carrega oxigênio no sangue) do que o próprio oxigênio.
Gosta do Hipertrofia.org? Siga nosso Instagram e ajude a fortalecer o nosso trabalho! É uma maneira simples e gratuita de se manter informado e apoiar o site.
Siga-nos no InstagramO ato de fumar encoraja o corpo a trocar o oxigênio por monóxido de carbono, fazendo com que menos oxigênio esteja disponível para os músculos o que consequentemente também afetará a sua performance nos treinos.
Conclusão
Fumar é um habito claramente destrutivo.
É difícil entender porque alguém começa a fumar, sabendo de todos os seus malefícios (sem trazer nenhum benefício), principalmente para quem treina com pesos e presa pela qualidade do corpo.
Sabemos que não é fácil conseguir parar de fumar, mas tendo como objetivo construir massa muscular e tentar sempre levar o corpo além do próprio limite, é a inspiração perfeita para largar deste hábito destrutivo para sempre.
Pense nisto!
Publicidade
Referências
- https://www.cdc.gov/tobacco/data_statistics/fact_sheets/health_effects/effects_cig_smoking/
- https://www.cancerresearchuk.org/about-cancer/causes-of-cancer/smoking-and-cancer/smoking-facts-and-evidence