O que comer antes, durante e depois do treino de musculação?

Todas as refeições do dia são importantes, mas o que você come antes, durante e depois do treino de musculação pode acelerar seus resultados.

  • O que você come antes do treino serve como combustível gerar energia para a atividade física. Recomenda-se carboidratos, proteínas e baixa ingestão de gordura, como 50g de aveia, uma banana média e um iogurte natural.
  • O que você come durante o treino pode aprimorar o desempenho do treino, mas sua importância é exagerada. Aqui é possível incluir alguns nutrientes, como carboidratos rápidos e aminoácidos essenciais, como os encontrados em proteínas em pó de qualidade.
  • O que você come depois do treino serve como o ponta pé inicial na recuperação muscular. Aqui também recomenda-se carboidratos, proteínas e baixa ingestão de gordura, como um shake proteico.

Neste texto, veremos como fazer uma nutrição pré, intra e pós treino para mais massa muscular.

Nutrição pré-treino: o que comer antes do treino

A refeição pré-treino precisa conter uma quantidade adequada de carboidratos e proteínas, além de ser reduzida em fibras, frutose e gorduras.

Uma refeição antes do treino com a quantidade adequada de carboidratos aumenta de forma significativa o conteúdo de glicogênio nos músculos e no fígado, constituindo um importante fator para melhorar o desempenho.

A refeição antes do treino deve ser consumida de 30 a 90 minutos antes, contendo 20-30g de proteínas e 30-40g de carboidratos antes do treino.

Refeições grandes ou com muitas fibras não são recomendadas, pois podem desviar o fluxo sanguíneo para o sistema digestivo em vez dos músculos, prejudicando o desempenho, causando sedação ou enjoos.

Exemplos de refeições pré-treino:

Shake proteico com frutas

  • Proteínas: 1 scoop (30g) de whey protein (~24g de proteínas)
  • Carboidratos: 1 banana média + 20g de aveia (~36g de carboidratos)
  • Preparo: Bata no liquidificador o whey protein com a banana, aveia, e 200ml de leite desnatado ou água.

Iogurte com granola e frutas

  • Proteínas: 200g de iogurte grego natural (~20g de proteínas)
  • Carboidratos: 20g de granola + 1 colher de sopa de mel (~34g de carboidratos)
  • Preparo: Misture o iogurte com a granola e adicione mel para um sabor doce e energia rápida.

Batata doce com frango grelhado

Ingredientes:

  • Frango grelhado: 100g (~24g de proteínas)
  • Batata doce cozida: 130g (~30g de carboidratos)
  • Azeite de oliva: 1 colher de chá (~5g de gorduras boas) – opcional
  • Temperos a gosto: sal, pimenta-do-reino, alho e ervas como alecrim ou salsa.

Preparo:

  1. Cozinhe a batata doce: Lave bem a batata doce, corte-a em rodelas (se preferir) e cozinhe até que fique macia, mas sem desmanchar.
  2. Grelhe o frango: Tempere os filés de frango com sal, alho, pimenta-do-reino e ervas. Em uma frigideira antiaderente, aqueça o azeite (opcional) e grelhe o frango até dourar dos dois lados.

Nutrição intratreino: o que comer durante o treino

imagem para ilustrar uma postagem sobre o que comer antes, durante e após o treino

Nem todos precisam consumir nutrientes durante o treino. Isso é recomendado para quem treinar em jejum, está em déficit calórico, realiza treinos longos ou busca otimização máxima com uma estratégia bem definida, como em casos de atletas fisiculturistas.

Publicidade

Em todo caso, a refeição intratreino contendo carboidratos líquidos, como Gatorade, podem ajudar a manter os níveis de energia e melhorar o desempenho, enquanto aminoácidos essenciais ou whey oferecem suporte anabólico.

Exemplo de refeição intratreino:

  • Shake contendo 1 gatorade e 1 medidor de whey protein ou outra proteína em pó que seja fácil de diluir.

Nutrição pós-treino: o que comer depois o treino

A refeição pós-treino pode ser consumida imediatamente após o treino ou nos próximos 60-90 minutos. Essa prática promoverá um perfil anabólico mais favorável para hipertrofia, por diminuir a quebra de tecido muscular e repor o glicogênio perdido.

A fim de garantir maior praticidade, o uso de um shake pós-treino, nesse caso, é bem interessante, pois além da dificuldade de transporte, observa-se em treinamentos mais intensos, a falta de apetite, o que dificulta a alimentação pós-treino. Mas não é regra – refeições sólidas no pós-treino também são válidas.

Com isto dito, no pós-treino é recomendado ingerir uma mistura contendo 20-30g de proteínas e 30-40g de carboidratos.

Exemplos de refeições pós-treino

Shake proteico com frutas

Proteínas: 1 scoop (30g) de whey protein (~24g de proteínas)
Carboidratos: 1 maçã média ou 1 colher de sopa de mel (~30g de carboidratos)
Preparo: Misture o whey protein com a maçã ou o mel e 200ml de água ou leite desnatado no liquidificador. Sirva gelado para refrescar após o treino.

Iogurte com frutas e mel

Proteínas: 200g de iogurte grego natural (~20g de proteínas)
Carboidratos: 1 colher de sopa de mel + 1 fatia de abacaxi ou outra fruta (~34g de carboidratos)
Preparo: Misture o iogurte com o mel e os pedaços da fruta escolhida para um lanche leve e rico em nutrientes.

Referências

O Hipertrofia.org mantém critérios rigorosos de referências bibliográficas e dependemos de estudos revisados por pares e pesquisas acadêmicas conduzidas por associações e instituições médicas. Para obter mais informações detalhadas, você pode explorar mais lendo nosso processo editorial.


Este texto foi útil para você?

Sim (3)
Não
Muito obrigado pela opinião!

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

Além disso, siga-nos nas redes sociais para receber notícias direto na sua timeline:

×